A Non-Governmental Organization in Formal Consultative Relations with UNESCO
[English] [Español] [Português]
Barbara Barnard Smith (1920–2021) estabeleceu o programa de etnomusicologia na Universidade do Havaí em 1959, depois de lecionar na instituição desde 1949. Em 2000, em reconhecimento ao seu serviço prestado à universidade durante o qual orientou muitos estudantes de etnomusicologia, ela foi celebrada como um “tesouro vivo das Faculdades de Artes e Ciências”. Desde então, entre outras honras, em 2008 recebeu o Prémio do Governador do Estado do Havai por Realizações Distintas em Cultura, Artes e Humanidades, e em 2009 o Prémio Koizumi Fumio de Etnomusicologia.
Barbara juntou-se ao Conselho Internacional de Música Folclórica (agora ICTMD) no final da década de 1950, estando particularmente interessada em pesquisa, nas culturas musicais da Oceânia e da Ásia, e em educação musical. Ela foi cooptada para o Conselho Executivo em 1966 e foi Presidente do Comitê de Arranjos Locais para a Conferência Mundial de 1977, realizada em Honolulu, época em que foi estabelecido um Grupo de Estudos sobre Músicas da Oceania. Ela atuou como Presidente deste Grupo de Estudos de 1983 a 2001. Os membros do Grupo de Estudos a homenagearam com um livro de homenagem: Tradicionalismo e Modernidade na Música e Dança da Oceania: Ensaios em Honra a Barbara B. Smith (2001). Ela foi nomeada membro honorário do ICTM (agora ICTMD) em 2013.
Um fundo foi estabelecido em 2006 por Barbara Smith para conceder um prêmio a um ou mais indivíduos cuja participação em uma Conferência Mundial ICTMD contribuiria significativamente tanto para o programa da conferência quanto para a carreira profissional do beneficiário, mas que, de outra forma, por razões financeiras, não seriam capazes de participar.
O prêmio destina-se a fornecer fundos para (a) transporte para o local da Conferência Mundial; e (b) alimentação e alojamento durante a conferência. Além disso, o ICTMD cobrirá as taxas de inscrição na conferência dos premiados.
Candidatos (as) ao prêmio pode ser:
Os premiados serão escolhidos pelo Comitê do Conselho Executivo relativo a Maud Karpeles, Jovens Acadêmicos e Outros Fundos, em consulta com os Comitês de Programa e Arranjos Locais da conferência.
Este prêmio foi possível graças a uma doação substancial de Barbara Smith, que concordou que o Conselho Executivo convide membros a contribuir para o fundo a fim de garantir sua continuidade no futuro. As doações devem ser feitas ao “Barbara Barnard Smith Travel Award Fund” e enviadas à Secretaria.